segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SIBIPIRUNA EM FLOR


O Projeto de Samba Sibipiruna nasceu das discussões estabelecidas por um grupo de amigos sobre a necessidade de se criar um espaço aberto, de agregação e convívio, onde se pudesse expressar e manifestar a forma mais autêntica da cultura popular brasileira, o Samba, rever e fazer grandes amigos, conversar, desabafar, cantar e dançar sem qualquer tipo de preconceito. Assim, pretendemos que este novo espaço seja para todos, desde novos compositores e batuqueiros, naturalmente dentro dos limites do respeito aos Sambistas, às pessoas e à roda.
O nome Sibipiruna faz menção às árvores que nos protegem e acolhem em nossa investidas ao Samba. Simboliza, através das raizes, o próprio passado, lembrança daqueles que, de alguma forma, contribuíram para que estivessemos juntos nas batucadas, cantando, tocando e fazendo Samba. O tronco representa a base, firmeza, segurança de nossas ideias e convicções. Os galhos significam as ramificações e a diversidade, a soma de muitos, respeitando-se as individualidades de cada um, resultando um coletivo coeso e diverso. Por fim, as folhas e frutos representam o próprio futuro e a continuidade.
Nossos encontros estão divididos em três momentos distintos: No início, os compositores apresentam Sambas autorais (envie suas brasas para samba.sibipiruna@hotmail.com). Acompanhados pela letra ou cifra da música, os demais participantes vão dela se apropriando e, no final, todos já estão cantando juntos. Na sequência, prestamos uma homenagem a um grande baluarte do Samba (nome, este, definido na edição anterior), cantando suas músicas, batendo um papo sobre sua história e contextualizando o passado e o presente. No final, uma roda de Samba aberta, onde se canta, toca e dança, sempre com muito respeito aos colegas e ao Samba em si.
O convite está feito: Todo primeiro domingo do mês, no Bar Esquina 108, pertinho da Moradia Estudantil da Unicamp (Rua Julia Leite de Barros, 108, Barão Geraldo, Campinas - SP), a partir das 14h. A semente já foi lançada, venha ajudar a cultivar o Samba da Sibipiruna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário