segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Muita gente vai chorar quando eu fechar o paletó"




O mês em que se celebra a Consciência Negra finda com a partida de um grande representante desta nossa cultura, tão rica e reprimida. E o mês em que se comemora o Dia do Samba começa com a saudade de um dos maiores bambas do Samba rural paulista. Caipira com orgulho, da velha Piracicaba, Toniquinho Batuqueiro faleceu na noite de 23/11, deixando-nos como herança um relicário de elevado valor estético, harmônico e melódico. Sua voz grave e o sotaque típico eram marcas características, como uma assinatura difícil de ser imitada. Contemporâneo de Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde, Pato N’Água, Pé Rachado, Madrinha Eunice, Carlão do Peruche, Zé Maria e tantos outros, Toniquinho marcou presença nas rodas de Samba e nas agremiações por que passou. Neste domingo (27/11) iria à Praça do Samba, organizada na Vila Madalena pelo Cordão Kolombolo, como homenageado especial. E, de fato, esteve presente, tanto na figura carismática de seus familiares quanto no repertório executado durante a batucada.

"O terreiro tá que é poeira só
Muita gente vai chorar quando eu fechar o paletó"

Teve sim, muita lágrima. Mas essa despedida guardou muitos sorrisos também, e a felicidade expressa no rosto daqueles que tiveram o prazer de conhecer a obra ou a pessoa.

Com o intuito de cumprir a parte que nos cabe e manter viva a memória deste grande mestre, a ele prestaremos nossa homenagem na roda de Samba do Sibipiruna, cantando parte de seu repertório junto ao de Geraldo Filme. Contaremos, para tal, com a presença de Rodrigo Dias, um dos compositores do Kolombolo, grande admirador e conhecedor da obra e das histórias de Toniquinho Batuqueiro.



O encontro está marcado: Dia 04/12, domingo, a partir das 14h, Projeto de Samba Sibipiruna no Bar Esquina 108, Rua Julia Leite de Barros, 108, Barão Geraldo, Campinas – SP. Homenagem a Geraldo Filme e Toniquinho Batuqueiro, grandes representantes do Samba Tradicional Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário