sexta-feira, 30 de maio de 2014

Seja Sombrinha Também !!!!!




Por Claudinei Calixto (o Tio Ney)


É mês junho, menos raios solares incidem na frondosa copa da amada Sibipiruna; outrora seu processo de alimentação privilegiado provocava uma sombra escura e envolvente aos sambistas ávidos por libertar da alma poesia e amor, porém, neste mês invernal, o que teremos será uma Sombrinha suave, mensageira da leveza e da cura, elementos mais do que necessários para todos aqueles que batalham.
A Sombrinha da Sibipiruna, este mês, servirá para nos cobrir com a eterna luz que emana do samba de Montgomery Ferreira Nunis, nascido em 30 de agosto de 1959, na ex-capitania hereditária de São Vicente, o nosso querido e mais do que familiar Sombrinha.
Todavia, o caráter hereditário na vida de Sombrinha não reside apenas nas terras primeiramente colonizadas nas quais nasceu, nem em seu musical código genético. Na verdade, seu pai realizava em casa inúmeras reuniões com os bambas da baixada santista, organizando rodas de choro e samba, incentivando e educando musicalmente todos aqueles que estavam ao seu redor. O que provavelmente fez o pequeno Monty criar desde inocente criança e como que por osmose, um vínculo com a harmonia e beleza, ligação que se estreitaria ainda mais após ganhar do pai,na fina flor da adolescência, seu primeiro violão sete cordas. Não é a toa que define a si próprio como “Apreciador nato de choro”.
A precocidade de seu talento logo transformaria a fecunda, mas provinciana São Vicente num lugar limitado para a franca expansão de seu samba. É então, como que guiado pelos “olhos do coração”, que se dirige aos dezoito anos, para o Rio de Janeiro, o seio do samba, levando consigo seu violão sete cordas e uma gravação profissional com Baden Powell.
Na cidade maravilhosa, Sombrinha que ganhou esse apelido em virtude de seu irmão “O Sombra”, sente-se ainda mais que à vontade. Torna-se mangueirense por opção, mas caciqueano de coração, não escondendo de ninguém que sua verdadeira escola de samba é o Cacique de Ramos. Será justamente pajelando e enfeitiçando todos os caciques, através de suas lindas composições, que Sombrinha fundará em 1.980, juntamente com Jorge Aragão, Bira, Ubirany, Neoci, Almir Guinetto e Sereno, O Grupo Fundo de Quintal, onde permaneceria por 14 anos. Dois anos após a fundação do grupo passa a ser integrante o homem com quem formaria uma das maiores duplas da música popular brasileira, Arlindo Cruz.
A criação do grupo foi parte integrante de seu gênio criador, pois o processo de criação possui para ele importância radical no ato de Ser humano, a criação seria como que a luz da verdadeira transformação do homem e, por extensão, da própria arte musical. No entanto, não nega de forma alguma que se encanta pela execução da boa música e sua reprodução, apenas reconhece que é a criação de algo novo que protagoniza as potencialidades do gênero humano. Não é por acaso que ganha por diversas vezes o prêmio Sharp como compositor, sendo três delas consecutivas, pois trata-se de um exímio inovador da arte.
Embora seja inegável a importância da música em sua vida, Sombrinha a considera apenas uma parte dela e não o todo. Dedica-se aos familiares e amigos, por vezes passa meses sem tocar nenhum instrumento, de fato, parece que a música o segue naturalmente de forma paralela pela mesma estrada existencial.
 Considera a música Seja Sambista Também, que compôs com o eterno parceiro Arlindo Cruz, um verdadeiro hino do samba. Quiçá sigamos o conselho de Sombrinha: Oxalá Sejamos todos sambistas também!

Fonte:

Entrevista com Sombrinha- Miscelânea para o programa Miscelânea: https://www.youtube.com/watch?v=cY4zxi9QWm8
Entrevista de Arlindo Cruz e Sombrinha no Programa do Jô parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=6CnYVohEZRA
Entrevista de Arlindo Cruz e Sombrinha no Programa do Jô parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=bpflrrP4WQE
Trecho da entrevista de Sombrinha para o programa Samba na Gamboa: https://www.youtube.com/watch?v=WGvwQ9fltAM
Programa Ensaio Cultura com Arlindo Cruz e Sombrinha: http://www.youtube.com/watch?v=AaYyVFTxuls


Por fim, o projeto de Samba Sibipiruna fará uma singela homenagem a Jair Rodrigues (através de meio de um minuto de silêncio) por conta do seu falecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário