domingo, 24 de fevereiro de 2013

Jovelina: PÉROLA NEGRA ...





Jovelina Pérola Negra é um típico exemplo de como o talento e a insistência conseguiu superar o preconceito e a ignorância.  Numa sociedade machista, ainda marcada pela segregação social e racial Jovelina, negra suburbana de Belford Roxo (Baixada Fluminense), conseguiu alcançar o auge artístico sem abrir mão de suas origens, cantando seu povo e sua história.
Assim como tantos outros sambistas, e diferentemente de outras cantoras de classes sociais menos desprivilegiadas, Perola Negra, até alcançar a fama, teve uma vida simples e humilde, trabalhando de empregada doméstica, lavadeira e vendedora. Nesta fase integrou a ala das Baianas da Império Serrano.
Mas foi nas rodas de pagode, de um novo movimento de samba que passava a dominar o subúrbio do Rio de Janeiro, que Jovelina se destacará. Foi a partir das Rodas de Samba do Cacique de Ramos, dos Pagodes que introduziam uma nova sonoridade, sem perder a essência rítmica e melódica do passado, que Jovelina passa a se destacar como grande cantora, partideira e versadora. Dona de uma voz potente e invejável, Jovelina fazia muito malandro pensar duas vezes antes de disputar um verso: “na lei do pagode só versa quem pode quem sabe somar e não subtrair”.
Jovelina passa a ser reconhecida pela grande mídia em 1985, ao participar de uma coletânea (Raça Brasileira), que tinha o propósito de lançar novos nomes do samba (Zeca Pagodinho e Mauro Diniz). Até 1998, ano de seu falecimento, Pérola Negra colecionou inúmeros sucessos, se tornando uma das principais vozes do Samba da época. Dentre estes, dois sambas foram consagrados, se tornando essenciais em qualquer “roda de malandro”: Bagaço da Laranja, Sorriso Aberto.
Este último samba, em particular, é o que melhor retrata a vida de Jovelina. Apesar de todos os preconceitos vividos em sua vida, impõe-se a necessidade de manter firma (balança mas não cai), com sorriso aberto, tendo o samba pra nos confortar, mas sem perder o senso crítico, e o desejo de mudança, pra nivelar a vida em auto astral.
Nada mais justo que homenageá-la. Num mês marcado pela intensificação das reflexões sobre  o papel da mulher nesta sociedade (que jamais deve-se resumir apenas a este mês), o Projeto de Samba Sibipiruna tem a honra cantar Jovelina.
O Convite Está Feito: dia 03 de março de 2013, a partir das 15 horas, no Bar Esquina 108 (Julia Leite de Barros). É só chegar ...






Nenhum comentário:

Postar um comentário