segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Antigamente era Paulo da Portela, Agora é Paulinho da Viola




Quem imaginaria que aquele garoto, nascido no bairro de Botafogo, no meio de músicos, sambistas e chorões, se tornaria o maior porta-voz do samba tradicional e da velha guarda? Quem diria que aquele cavaquinista e violonista seria considerado um dos compositores mais completos de todos tempos, criando antológicos sambas (do dolente ao partido alto, do romântico à representação do cotidiano), e choros melancolicamente profundos?

Paulinho da Viola não necessita de apresentação. Estabelecendo um elo constante entre o passado o presente em suas músicas e álbuns, Paulinho conseguiu apresentar composições relativamente modernas, sem romper com a essência do samba. Por meio dele, as Velhas Guardas (não apenas a da Portela) passaram a ser mais consideradas e respeitadas, seja via incorporação das músicas, seja via estímulo à constituição de alas e grupos de apresentação.

Com uma obra vasta e extensa, Paulinho da Viola é unanimidade em todos os segmentos do samba, chegando a um patamar comparável ao de Cartola e Candeia. E por todos estes motivos, a nossa Sibipiruna terá o prazer de homenageá-lo, cantando seus sambas antológicos!   

Sejam todos bem vindos: dia 02/09; a partir das 15 horas, no Bar Esquina 108 (Rua Julia Leite de Barros, 108, Barão Geraldo - Campinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário