terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Clementina de Jesus




Clementina de Jesus é uma das figuras mais importantes no mundo do Samba. Negra, mulher e filha de escravos, Clementina representa em sí mesma toda a história do antepassado afro-descendente, das mulheres matriarcas, enfim, de um grupo social pouco valorizado em nossa sociedade.
Nascida na cidade de Valença (RJ) em 1901, e descoberta por Hermínio Bello de Carvalho no morro da Mangueira, após ter trabalhado como empregada doméstica por mais de 20 anos, Clementina de Jesus passou a viver da sua arte, já acima dos 60 anos de idade.
Clementina foi porta-voz das tradições de origem afro, soltando sua potente voz para cantar sambas, corimás, jongos, cantos de trabalho e assim por diante. Assim, ela representa toda uma síntese da ancestralidade cultural do povo negro com a relativa modernidade do samba urbano.

E é por isso que o Projeto de Samba Sibipiruna terá a humilde honra de homenageá-la. 
Estão todos convidados. Dia 04/03, na bar Esquina 108, Barão Geraldo, Campinas - SP.

3 comentários:

  1. Eu estou gravando um cd baseado na obra de Clementina de Jesus. Fiquei muito feliz em saber que vai haver esta hlomenagem e eu vou, toda feliz!! Até dia 03!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Tatiana, seja bem-vinda ao nosso humilde terreiro, venha pra somar, cantar e curtir! e emprestar sua voz ao nosso Samba, claro. axé!

      Excluir