quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho

O Samba, como manifestação cultural, é um espelho da sociedade, com todos seus conflitos e nuances. Neste sentido, é natural que seja um espaço permeado por machismo, em maior ou menor grau. Entretanto, contra o talento, não há argumentos. E o mundo do Samba testemunhou quando, no auge da repressão militar, pela primeira vez uma mulher, negra, Sambista, passou a integrar uma ala de compositores de Escola de Samba no Rio de Janeiro (Império Serrano, 1965). A Dama do Samba, Dona Ivone Lara.
Não há, no vocabulário, adjetivos o bastante para defini-la em sua genialidade e carisma. Autora de grandes sucessos, cantora e compositora de talento ímpar, Dona Ivone Lara será a homenageada de fevereiro no Projeto de Samba Sibipiruna. Singela, porém justa homenagem. Desse modo, devagarinho, pretendemos abraçar a diversidade que faz do Samba essa rica cultura.
Fica o convite: Domingo, 05/02/12, a partir das 14h, lugar de mulher é na roda de Samba. Rua Julia Leite de Barros, 108, Barão Geraldo, Campinas. Perto da Moradia Estudantil da Unicamp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário