terça-feira, 23 de setembro de 2014

Três anos de Alegrias e Emoções




 Se fossemos resumir o terceiro ano do Projeto de Samba Sibipiruna, poderíamos afirma que este foi marcado por muitas alegrias e emoções, decorrentes do fortalecimento das relações emotivas e afetivas estabelecidas entre as pessoas através da roda, e difundidas para o público em geral que vem chegando mês a mês e descobrindo uma forma particular de sociabilidade.

Neste ano, em diversos momentos a emoção aflorou nossos sentidos. Quem não não se lembra da singela homenagem que fizemos ao Sócrates (ex integrante do grupo Os Originais do Samba), e sua emoção ao receber as flores cobertas de aplausos? Quem não se lembra da homenagem póstuma feita a Helder Bitencourt (um dos grandes sambista da cidade de Campinas), a presença dos seus amigos e familiares, nosso minuto de silêncio regado aos sambas que ele mais gostava de cantar? E o arrepio que deu quando as mulheres soltaram a voz para homenagear Beth Carvalho no samba “Andança”? Foi tão bonito quanto o frio na espinha que sentimos quando todo mundo emocionado cantou “É proibido sonhar, então me deixe o direito de sambar (…)”, de Batatinha. E o sentimentalismo regado a wisky na homenagem a Vinícius de Moraes? Quem não se lembra da homenagem póstuma a Nelson Primo, Paquera e a alegre homenagem a Jair Rodrigues, quando tivemos a oportunidade de cantar alegremente diversos sambas-rocks e sambas-raps?

Mas de tantas emoções, acredito que um dos momentos mais marcantes de toda a nossa singela roda de samba foi quando do nascimento da Flora (filha de Bia Andrade), justamente no final da Sibipiruna, enquanto homenageávamos Sombrinha. A notícia foi chegando aos poucos, as pessoas foram se emocionando, o abraço final estava bem afetuoso. Quando a notícia foi completamente socializada, gritamos fortemente “Viva o Samba, Viva a Vida, Viva a Flora”. Não deu para segurar as lágrimas quando depois disso tudo, cantamos “O Show tem que Continuar”. A choradeira foi generalizada e contagiante.

Pois bem, neste ano consolidaram-se novos integrantes, novas amizades, novos compositores. Alguns se foram, outros chegaram. Brindamos o samba, a alegria, a amizade. De fato, a roda está crescendo e novos desafios vem surgindo. Que este novo momento jamais tire a essência inicial, espontânea e despretensiosa de nossa roda, que possamos manter sempre viva a nossa raiz e os reais motivos de nos encontrarmos mensalmente num bar para fazer, culturalmente, o que é de mais autêntico e original de nosso povo: O SAMBA !

Viva o Samba, Viva a Cultura Popular !!!
1, 2, 3, SIBIPIRUNA.

O quê? Aniversários de 3 anos do Projeto de Samba Sibipiruna
Quando? Dia 28/09/2014.

Onde? Bar Esquina 108, a partir das 16 horas.

Um comentário: