Seu Nenê do Cavaco |
A história de um Sambista de talento inato, vencedor de muitos carnavais, que ao se despedir da vida, deixa uma obra desconhecida pelo público e cai rapidamente no ostracismo. Esta crônica, paradoxalmente, parece atemporal. O endereço também poderia variar imensamente. Aconteceu na década de 1940 na Bahia, ou na década de 1960 em São Paulo? Ou será que foi na década de 1920 no Rio de Janeiro? Ou está acontecendo agora mesmo, aqui mesmo, sem que possamos nos dar conta?
Há exatos dois anos (18/06/2010), Campinas perdia um dos maiores representantes do seu Samba. Compositor vencedor de muitos carnavais pela Estrela D’Alva, escola de seu coração, Álvaro Matheus, mais conhecido como Seu Nenê do Cavaco, foi o responsável pela introdução de vários Sambistas da região ao instrumento que lhe apelidava. Escrevia este texto quando recebi, pelo amigo Helder Bittencourt Peruch, a notícia de que outro grande Sambista da vanguarda de Campinas, Juninho Fortaleza, também falecera.
Juninho Fortaleza |
Aos parentes e amigos mais próximos, nossos sentimentos. Nosso projeto, posto que objetiva fortalecer a cultura do Samba como parte de nossa própria identidade, tem como uma das missões a de não deixar que se percam as histórias desses artistas de talento ímpar e pouco reconhecimento por parte da grande mídia. Sejamos a diferença que queremos ver em nossa cultura.
Campinas tem uma importância central para o samba paulista, desde o início do século passado, quando o samba rural era a principal forma de manifestação artítistca das classes oprimidas, dos negros.
ResponderExcluirSeu Nenê era figura pública da cidade, foi mestre de muitos bambas da atualidade, e com certeza recebeu, das mãos de muitos bambas, como Ilcéi Mirian, Paulino Neves e outros, a devida homenagem.
Outros não tiveram a mesma sorte.
Provavelmente ainda existe muita coisa a ser contada e resgatada da história do samba campineiro.
Toda a Sibipiruna manifesta suas condolências ao Juninho Fortaleza !!!
DUAS FERAS DO SAMBA CAMPINEIRO MUITAS SAUDADES
ResponderExcluir